Cervejaria Tupiniquim – Efeito Mosaic – American IPA

Carissimxs!

Tudo bem?

Hoje é dia de falar sobre uma linha da Cervejaria Tupiniquim que leva o nome de Efeito. A Efeito Mosaic é nossa segunda cerveja desta linha. A Efeito Simcoe foi a primeira dessa linha, clique aqui para ler mais!

Detalhe: Esta cerveja é do lote 01. Foi aberta no dia 04 de março, ainda dentro da validade de 6 meses. Ao que me lembro, foi envasada no mês de janeiro de 2018.

Aproveitando, que tal apoiar nosso trabalho nos seguindo em nossas redes sociais?
Instagram
Facebook

Efeito Mosaic

Cervejaria Tupiniquim - Efeito Mosaic (3)

Vamos por partes!

Sobre a Tupiniquim, é uma cervejaria gaúcha sediada na capital Porto Alegre. Foi fundada em 2010 por cinco amigos viciados em cerveja artesanal. Antes da cervejaria, criaram a Beer Legends, importadora que foi responsável, durante alguns anos, por trazer ao Brasil rótulos de cervejarias fantásticas como a Omnipollo e Evil Twin.

A Cervejaria Tupiniquim já arrematou diversas premiações nas principais competições brasileiras e estrangeiras. Foi considera uma das três melhores cervejarias do Brasil por anos consecutivos.

Cervejaria Tupiniquim - Efeito Mosaic (1)

Mas falando sobre a cerveja!

Eu já falei aqui algumas vezes, mas não custa repetir. Eu amo o lúpulo Mosaic, muito mais do que o Citra (que é paixão também). Eu acho esse lúpulo de um perfil aromático puxando para frutas amarelas, fora de série.

Vertida na taça, aliás uma gracinha da Cristal Blumenau, apresentou bonita coloração alaranjada com boa formação de espuma, densa, cremosa e que persiste na taça por um tempo bom. O aroma é nitidamente frutado lembrando berry, mamão papaya, frutas cítricas ao fundo acompanhado de resinoso. 

Na boca, o sabor trás inicialmente resinoso de lúpulo (talvez acima do que eu gostaria, mas ok), frutas cítricas lembrando laranja e limão com suave berry ao fundo. Amargor profundo, bem acima do que eu esperava, ainda mais pela base e o lúpulo usado.

Final amargo, resinoso e puxando algo para cítrico. Cerveja interessante, mas que por ser single hop com base de new england, poderia ser menos agressiva ao meu ver. Contudo, vale o investimento. Impressão geral em 3,6/5.

Comprei no Clube do Malte.

Saúde!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.