Senra – Um capitão na Backer!

Alô, cervejeiro(a) de plantão!

Seja bem vindo! Como vai, tudo bem? Esperamos que sim!

Hoje vamos falar de um Capitão que é ídolo em Belo Horizonte e recebeu uma homenagem da cervejaria mineira Backer. Estamos falando da ilustríssima Capitão Senra. Então chega aqui mais perto da gente pra saber da história e da cerveja!

 

Cervejaria Backer

Cervejaria Backer

 

Criada em setembro de 1998, a receita do chope Backer, “made in Minas”, conquistou os clientes da antiga e renomada casa de shows de Belo Horizonte, a Três Lobos. O grande sucesso fez com que os empresários Halim Lebbos, Munir Khalil e Paula Lebbos  iniciassem  a produção da primeira cerveja artesanal de Minas Gerais, em outubro de 2005.

Hoje a Backer é comercializada em diversos estados brasileiros, tais como: Minas Gerais, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Goiás, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Amazonas, Tocantins e Pernambuco. Também no final de 2014 começou a exportação para Estados Unidos e Suécia. Atualmente, são produzidos cerca de 320 mil litros de cerveja/chope por mês.

 

Patio Cervejeiro | Backer

Patio Cervejeiro | Backer

 

 

A Backer produz 15 tipos de cervejas: Pilsen, Pale Ale, Trigo, Brown, Medieval, Capitão Senra, Série Três Lobos (American Pilsen), Pele Vermelha (IPA – Indian Pale Ale), Exterminador de Trigo (Wheat Beer), e a Bravo (Imperial Porter). Há também a Brazuka, uma cerveja sazonal que foi produzida na  época da Copa, mas, com a grande aceitação, continuou sendo vendida no Templo Cervejeiro. Este ano houve o lançamento da Las Mafiosas, a Pilsen Export e a Bohemia Pilsen.

Capitão Senra

Depois dessa apresentação da Cervejaria Backer, vamos te dar mais um motivo para conhecer o local e se tornar um fã desta cervejaria: Capitão Senra.

Capitão Senra | Fotógrafo: Alexandre Rezende

Capitão Senra | Fotógrafo: Alexandre Rezende

 

Oficial da Reserva do Exército Brasileiro, Capitão Senra iniciou sua vida profissional no 1° Batalhão de Polícia do Exército. Sempre dirigiu uma Harley Davidson, escoltando pessoas de grande nome, tais como a Rainha da Inglaterra, Juscelino Kubitscheck (do qual se tornou um grande amigo) e outros presidentes do Brasil.

Certa vez, em Araxá/MG, a sócia da Backer Paula Lebbos bateu um papo com este simpático veterano e então nasceu a vontade de fazer uma cerveja em homenagem a Senra.

-“Achei incríveis as histórias que o Capitão Senra me contou e, a partir daí, comecei a sonhar, imaginando como repassá-las aos meus clientes. Foi assim que surgiu a ideia de criar a cerveja Capitão Senra.”, explica.

 

Capitão Senra | Backer

Capitão Senra | Backer

Mas… e a cerveja?

 

Vamos a ela!

Capitão Senra | Cervejaria Backer

Capitão Senra | Cervejaria Backer

 

Trata-se de uma Amber Lager de baixa fermentação. Tem uma bonita cor âmbar translúcida, com formação de espuma de média persistência, que deixa uma fina camada que acompanha o liquido durante o gole. O malte aparece para dar um “oi”, deixando uma sensação de caramelo, enquanto o aroma remete a um tostado agradável. O lúpulo também aparece, mas apenas para dar um equilíbrio a esta cerveja. Tem um sabor adocicado (inclusive, lembrando mel) que persiste durante o gole.

Particularmente somos fãs de Amber Lager e a Capitão é uma cerveja que nos agradou muito. Tem um equilíbrio bacana e pode ser tomada com tranquilidade por quem está começando a experimentar cervejas artesanais. Particularmente, acreditamos que esta criação da Backer veio para atender um público que está saindo de Pilsens e Lagers e começa a procurar alguma coisa diferente, sem necessariamente cair em uma carga de lúpulos maior (como APA´s e IPA´s).

Aparência: 3/5
Aroma: 6/10
Sabor: 7/10
Paladar: 3/5
Conjunto: 13/20
Geral: 3,2/5

Capitão Senra - Sopa de Letrinhas

Dados 
CervejariaBacker
País de OrigemBrasil
CidadeBelo Horizonte/MG
Estilo da CervejaAmber Lager
CorÂmbar
Graduação Alcoólica5,3% ABV
Volume600ml
HarmonizaçãoQueijo Frescal, Mix de Saladas, Salpicão e Churrasco
Onde CompramosCerveja Store
ValorR$ 20,89

Saúde!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.