Quero saber mais sobre copos – Snifter

Você pode usar o snifter para várias bebidas, mas ele fica excelente com cerveja!

Hoje eu continuo a série que sobre copos. O escolhido de hoje é a taça snifter, usado para cervejas dos estilos Imperial Stout, Barley Wine, Stong Ale, Old Ale, Belgian Dark Strong Ale e outros.

A dinâmica vai funcionar da seguinte forma: as primeiras matérias serão sobre quais copos eu recomendo que você tenha sempre a mão em casa, para degustar uma boa cerveja.Após isso, vamos falar sobre os outros modelos disponíveis no mercado.

Aproveitando, que tal apoiar meu trabalho sendo amigx nas redes sociais? Sempre com muita informação relevante! A foto de capa é do Chicago Tribune.
Instagram
Facebook

Snifter

Taça Snifter - Photo Mr. Beer

Taça Snifter – Photo Mr. Beer

Se você for apreciador de bebidas alcoólicas, principalmente para destilados, com certeza vai lembrar desta taça. Snifter é um copo criado para apreciar bebidas destiladas como aguardente, cognac e whiskys.

Existem diversos entusiastas desta taça e alguns deles contam que Wniston Churchill (primeiro ministro britânico durante a 2° Guerra Mundial) ostentava uma extensa coleção snifters e James Bond sempre tinha uma taça assim a mão quando se encontrava com alguns vilões, durante os filmes da série.

Eu, particularmente, nunca havia entendido o porque raios valia pena pagar para ter uma taça dessa, sendo que ela não fazia sentido na minha pequena coleção de copos. Porém, certa vez experimentei um barley wine em um pint inglês e depois em um snifter e aí sim eu fui entender a importância desta taça.

Maniacs - Run, Sweetie - Taça Snifter

Maniacs – Run, Sweetie – Taça Snifter

 

Snifters são tradicionalmente feitos de vidro ou cristal muito finos com uma base pesada e um stumpy feito para segurar na palma da mão. A base larga e o topo estreito ajudam a preservar os aromas entregues por uma boa cerveja.

Se você se ligou, os principais estilos indicados para esta taça são aqueles que precisam ser apreciados a uma temperatura maior, portanto, a base mais larga serve para você apoiar a taça em sua mão.

Não existe vergonha alguma em segurar seu snifter e suavemente balançar a cerveja para que ela libere mais alguns aromas. Um bom exemplar desta taça deve ter entre 180 e 250 ml, mas não é incomum encontrar taças com volume maior.

Outro ponto extremamente importante é que você precisa derramar sua cerveja dentro da taça até o momento que a curvatura é alcançada. Após isso, deixe a espuma criar vida e se formar!

Meu exemplar foi adquirido na Cristal Blumenau, porém é possível você pode encontrar pela internet. A Cervejaria Wäls, da qual não sou muito fã, tem um exemplar.

Saúde e semana que vem tem mais!

One thought on “Quero saber mais sobre copos – Snifter

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.