Quero saber mais sobre copos – Pint

Você deve ter ao menos um exemplar deste copo. Versatilidade é seu segundo nome!

Hoje eu continuo a série que sobre copos. O escolhido de hoje é o Pint, conhecido no mundo inteiro, usado para trocentos estilos de cervejas indo de Stout´s passando por Porters, IPA´s English IPA e até uma boa English Barley Wine.

Você já viu as outras matérias da série? Não? Então aproveita e clica aqui embaixo!

Aproveitando, que tal apoiar meu trabalho sendo amigx nas redes sociais? Sempre com muita informação relevante! A foto de capa é do Chicago Tribune.

Instagram
Facebook

Pint

English Pint - Nonic. Photo Growler Smith

English Pint – Nonic. Photo Growler Smith

Em primeiro lugar, pint não é o nome do copo e sim a medida em volume. Tudo começou na Inglaterra, ali na terra da rainha o sistema métrico é o Imperial e a medida em ml sempre será de 20 onças, ou no caso, 568 mililitros.

Todo copo precisa ter uma marcação específica informando aonde no copo é a medida de um pint. Até pouco tempo atrás, os copos na Inglaterra precisavam ter uma coroa gravada, informando que aquele exemplar tinha passado por uma inspeção.

Na Austrália, em quase todo país a medida usada nos bares é igual a inglesa. Somente na Austrália Meridional, o pint equivale a 425 ml. No Canadá a lei exige que seja um pint imperial, mas todo mundo toca o foda-se e serve no padrão norte americano.
Alias, o pint americano na verdade tem o clássico 473 ml, que é o que comumente encontramos no Brasil.

Outra informação importante. O copo inglês é chamado de “Nonic” enquanto o exemplar norte americano é chamado de “Conical”. As fotos abaixo mostram as diferenças.

Informações mais técnicas, vamos a elas!

Vamos partir do principio que existem dois tipos de pints: o americano e o inglês, certo? Certo!

Americano

American Pint Glass. Photo Kegerator

American Pint Glass. Photo Kegerator

Também conhecido como “conic” ou “shaker”, ele não favorece muito aos aromas e sabores de uma boa cerveja. Seu formato cônico é bom para empilhar e é fácil de lavar, porém, ao serem empilhados úmidos, a probabilidade de “grudarem” é alta e é um cassete para você desprendê-los.

Inglês

English Pint - Nonic

English Pint – Nonic. Photo Kegerator

Diferentemente do seu irmão “conic”, o pint inglês também é chamado de “nonic” e possui uma protuberância próximo da borda do copo, lembrando um lábio. Normalmente tem formato cônico e seu formato não influencia em absolutamente nada na cerveja, diferentemente de um IPA Glass por exemplo. É fácil de lavar, fácil de empilhar e pode ser considerado seu copo ideal para todos os dias.

Por fim, considero um copo importante, justamente pelas qualidades acima citadas: fácil de lavar, fácil de empilhar, resistente e você encontra facilmente em qualquer bar ou loja de cerveja artesanal.

Saúde!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.