Quero saber mais sobre copos para cerveja – Copo Weizen

Aquele copo clássico indispensável, é importante ter ao menos um no armário!

Hoje eu continuo a série que sobre copos. O escolhido de hoje é o copo weizen, usado para cervejas de trigo da escola alemã.

A dinâmica vai funcionar da seguinte forma: as primeiras matérias serão sobre quais copos eu recomendo que você tenha sempre a mão em casa, para degustar uma boa cerveja.
Após isso, vamos falar sobre os outros modelos disponíveis no mercado.

Aproveitando, que tal apoiar meu trabalho sendo amigx nas redes sociais? Só público informação relevante, juro! A foto de capa é do Chicago Tribune.

Instagram
Facebook

Copo Weizen

 

O uso do trigo para produção de cervejas é muito antigo, muito mesmo. Não só o trigo, mas outros cereais além da cevada. As cervejas de trigo são produzidas mundialmente e conquistaram o mundo a muitos anos atrás. De longe, as Hefeweizen são as mais populares, seguido de perto pelas Berliner Weisse e das não tão faladas Kristalweizen, uma versão filtrada da Hefeweizen.

É um copo voltado quase que exclusivamente para as cervejas de trigo como a hefeweizen ou até mesmo uma boa american wheat ale. E também, é comum haver confusão entre esse tipo de copo e o copo especifico de pilsner, com poucas curvaturas e usado para cervejas leves. Vou falar dele nesta série ainda.

 

Foto Oficial - Erdinger

Foto Oficial – Erdinger

 

Falando de forma mais técnica.

Normalmente, o copo weizen tem uma curvatura na parte superior do copo e são sempre de 500ml ou mais. Justamente porque no momento do serviço, você precisa despejar todo conteúdo da garrafa no copo e uma das coisas mais importantes para uma boa hefeweizen é que a espuma esteja completamente presente, cremosa e fofa. Além disso, os aromas de cravo e banana precisam estar sempre aparentes e a parte superior mais larga te proporciona isso.

Outro ponto importante é a base estreita. É assim justamente para limitar a transferência de calor da sua mão para o copo e consequentemente para a cerveja. Não queremos uma cerveja quente pouco tempo depois de você servir. O vidro é sempre mais grosso que de um copo comum.

Então, é sempre bom você ter um desses a mão. Eu tenho 2 e to bem satisfeito com eles, afinal, uma boa cerveja hefeweizen alemã precisa ter espaço na sua geladeira.

Saúde!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.