Fala galera!
Tudo bem com vocês?
Uma das partes legais do mundo cervejeiro artesanal é poder colaborar em alguma criação. E as cervejarias do Brasil tem feito isso com muita maestria e qualidade. Hoje vamos falar de uma colaborativa entre a gaucha Tupiniquim e a sueca Omnipollo.
Não esqueça de curtir nossa página no facebook e nos seguir no instagram.
Polimango
A Polimango é uma criação das cervejarias Tupiniquim e a cigana Omnipollo. Foi criada em 2014, quando a Beer Legends passou a importar as cervejas suecas para o Brasil. Aproveitando a visita do mestre cervejeiro da Omni Henok Fentie, a Tupiniquim criou uma colaborativa com uma receita no minimo inusitada. A adição de farinha de polenta, aveia e muito lúpulo tornam esta cerveja uma delicia!
Trata-se de uma Double IPA com 80 IBU (unidade de amargor) e 9,5% de graduação alcoólica. Para quem fica de mimimilho, essa cerveja leva adjuntos que a deixam simplesmente sensacional! Não tem essa de lei da pureza, aqui tem criatividade!
Ao abrir a garrafa, pode-se perceber a quantidade de lúpulos usados nesta cerveja. 3 variedades (Columbus, Centennial e Mosaic) sendo 15kg durante a fervura e mais 15kg para o dry hopping. Lembrando que inicialmente foram 2000 litros!
Além do aroma cítrico (laranja e maracujá) pode-se sentir frutas tropicais, principalmente manga. Completa o conjunto um levíssimo caramelo e biscoito.
Vertida no copo apresentou bonita coloração âmbar com boa formação de espuma de média persistencia e cremosidade. No paladar as notas cítricas/tropicais se repetem com muita força deixando o caramelo do malte completamente em segundo plano. Muito maracujá, manga, laranja e um leve toque de limão e polenta completam o conjunto.
Retrogosto amargo e resinoso lembrando laranja e manga. O álcool, apesar de seus 9,5%, traz um conforto gostoso, aquecendo a garganta… mas sem agressividade.
É de fato uma cerveja deliciosa! Não tem um caramelo excessivo e enjoativo como a maioria das IPA´s que encontramos nos mercados por ai. A aveia e a polenta foram de fato decisivas para esta cerveja, que a tornaram um exemplar a ser investido sempre que possível.
Nos custou R$18,00 e a compramos no Monde Hop (Pinheirinho – Curitiba/PR).
Saúde!
André Santini
Últimos posts por André Santini (exibir todos)
- Yankee – Maniacs Brewing – New England IPA - 15/02/2019
- Lugares para beber cerveja artesanal na rua em Curitiba - 13/02/2019
- We Are Bastards apresenta a Terça Harmonizada - 11/02/2019
[…] como acertar a mão nas cervejas mais amargar, principalmente as colaborativas. Um exemplo foi a Polimango, que comentamos no blog, puta cerveja […]
[…] fez a Polimango, Double IPA colaborativa com a brasileira Tupiniquim. Falamos dela aqui no blog, clique aqui e […]