Oktoberfest – 6 cervejas para harmonizar com gastronomia alemã

Hallo jung! In Ordnung?

Não entendeu? A gente traduziu no Google “Olá jovens, tudo bem” hahaha, só para dar aquela cara de matéria alemã!

Tudo bem? Estamos em época de Oktober. Uma série de bares/restaurantes promovendo mini versões da maior festa alemã brasileira. E nesse embalo, a sommelier Flávia Oliveira indica 6 cervejas que combinam com a gastronomia alemã.

Veja só!

 

6 cervejas para harmonizar com comidas típicas alemãs

renderimage

O Brezel – como é chamado o Pretzel alemão- é um pãozinho entrelaçado em forma de nó, assado e salgado. Para acompanhar o petisco, a Beer Sommelière indica a Pack Eisenbahn Kolsch, que, segundo ela, é uma cerveja leve que limpa o palato do sabor salgado marcante do Pretzel. Bom para ajudar naquele chope de metro comum da Oktoberfest

renderimage

 

Outra opção salgada, e pela qual a Alemanha é muito conhecida, são as variedades de salsicha. Para a salsicha branca, Weißwurst, feita com vitela, a melhor pedida é um rótulo do estilo Weisbeer, como a Erdinger Weissbier Mit Hefe. Flávia explica que este é o prato típico de café da manhã da Baviera que acompanha mostarda doce. “Há algo profundamente satisfatório nessa harmonização, algo que desafia a explicação lógica e sensorial “, completa a Beer Sommelière.

 

renderimage

 

Já com as salsichas vermelhas – Wurst, que normalmente acompanham a famosa conserva de repolho alemã fermentada, o chucrute, a harmonização perfeita é com uma cerveja tradicional de Berlim, a Freigeist Kö penickiade
O prato Eisbein, o joelho de porco, é uma carne bem tenra e suculenta.  Flávia explica que a chave para a harmonização desta comida é uma cerveja com toques defumados como a Freigeist Abraxxxas Pear Lichtenhainer, do estilo Berliner Weisse, uma variação da cerveja branca do norte da Alemanha. Essas cervejas ácidas eram muito consumidas no período medieval. “ Essa é uma bebida cheia de personalidade e que, além de resgatar uma tradição, é uma boa combinação para o joelho suíno” diz a Beer Sommelière.

 

 

Doces típicos

renderimage

 

O Apfelstrudel é uma torta de maçã com massa folhada que pode ser comida com creme de baunilha. Para esse doce, Flávia sugere o rótulo Les Trois Mousquetaires Grande Cuvée Weizenbock, esse estilo alemão de trigo possui dulçor e toques de toffee, caramelo e frutas secas que casa com os sabores da maçã, açúcar e canela presentes na sobremesa. 

 

renderimage

Uma opção mais doce é a Torta Alemã que vai bem com o rótulo Baden Baden Bock.  Para a Beer Sommelière, o dulçor maltado desse estilo que apresenta notas de tostado faz um bom par para as sobremesas com base de chocolate e o creme da torta complementa o sabor do caramelo presente na bebida. “Para quem acha que cerveja e sobremesa não combinam está aí: Match certeiro! ”, diz Flávia.

Saúde e aproveite os últimos dias da Oktober, com moderação!

André

André

Fundador em cwbeerfood
André

Últimos posts por André (exibir todos)

Deixe uma resposta