Mutum Cavalo – Ignoru´s Bier

Atualização: 16/01/2019

Muito se fala sobre as American IPA´s do Brasil. Não só elas, mas as vertentes New England IPA, Brut IPA, Session IPA e etcs.

Hoje, eu volto a essa matéria da qual escrevi a dois anos atrás e atualizo ela com grande satisfação e orgulho.

Sobre a Ignorus Bier

Ignorus - Mutum Cavalo

A Mutum Cavalo é uma American IPA nascida de uma brassagem em meados de 2012, ainda sem esse nome e com receita bastante diferente da utilizada atualmente. Até 2015, era produzida de forma paneleira, sem grandes proporções comerciais.

Em 2015, a Ignoru´s passou a produzir a Mutum Cavalo e a Grand Cayman na Cervejaria Bonato, em Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

Em 2018, os irmãos Basso e Marcelo Popi deixam de ser ciganos e passam a produzir na planta fabril da Ignoru´s, com capacidade inclusive para abrigar ciganos. Vieram novos rótulos como a Berus (Berliner Weisse com Frutas), Tucandera (Imperial IPA com a base da Mutum), Perola Negra (RIS com cerejas) e outras. Pessoal evoluiu muito e fico feliz em poder acompanhar essa evolução.

Sobre a Mutum Cavalo

Ignorus - Mutum Cavalo

A Mutum Cavalo, como falei anteriormente, é uma American IPA com 70 IBU´s e 7% de graduação alcoólica. Leva os maltes Pilsen, Melanoidina, Carared e Caraaroma e atualmente sua carga de lúpulos fica por conta dos Cascade, Centennial e Mosaic.

Durante um curto espaço de tempo chegou a ser envasada em garrafas, mas a demanda era tanta que compensava financeiramente vender em barris para bares e restaurantes. Eis que na primeira semana de 2019, a cervejaria coloca a Mutum Cavalo em LATA.

Ignorus - Mutum Cavalo

Vertida na taça, apresentou aromas cítricos, resinosos e algo lembrando maracujá. Aroma firme, pungente, como uma boa American IPA deve ser. Líquido de coloração âmbar com boa formação de espuma densa e cremosa com média persistência. 

No paladar as notas cítricas voltam a carga, dessa vez seguidas de um leve herbal além de resinoso de lúpulo. Lembrando que essa cerveja não foi pasteurizada, portanto, precisa tomar ela o mais fresca o possível. Final tem amargor resinoso e persistente seguido de frutas cítricas ao fundo. Corpo médio, média carbonatação, textura suavemente aveludada. Excelente cerveja, desde da primeira vez que pude tomar e até hoje, sempre revisito e sempre dou um “parecer” na qualidade da cerveja nos lugares que vou.

Mutum-Cavalo sagrou-se campeã entre as IPAs no 1º Concurso Paranaense de Cerveja Feita e Casa (outobro/2012), levando ainda, o prêmio de “Best of Show” do concurso. Também foi Campeão na categoria IPA no 1º Concurso Sul Brasileiro de Cerveja Caseira (junho/2014).

Saúde e vida longa a cervejaria!

One thought on “Mutum Cavalo – Ignoru´s Bier

  1. […] dela aqui no blog também, clica aqui e veja […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.