Jabutipa – Decepção em forma de IPA!

Seja bem vindo(a)!

Como vai?

Nossa convidada de hoje nos decepcionou completamente! Estamos falando da Bohemia Jabutiba, uma IPA com adição de Jabuticaba na receita. Tem gente que adora, tem gente que ama e tem gente que acha o fim da picada alguém pagar por isso. Estamos no último grupo, infelizmente. Puxe uma cadeira que a gente te conta o porque!

Cervejaria Bohemia | Site Oficial

Cervejaria Bohemia | Site Oficial

Durante 2014 a Bohemia começou a mostrar que seu apetite pelo mercado de cervejas artesanais havia nascido e que ela estava disposta a entrar de cabeça. Durante o Mondial de la Biere de 2014 lançou três rótulos: Jabutipa, Bela Rosa (falamos dela aqui) e a Caá-Yari (Belgian Blond Ale com Erva-Mate). No começo de 2015, fomos surpreendidos pela compra da Wäls pela Bohemia e mais tarde a compra da Colorado. Como disse o caríssimo Daniel Calasans, “se isso fará mal ao ambiente cervejeiro artesanal só o tempo poderá dizer” e faço as palavras dele por minhas.

Jabutipa, porque tão embaçada?

Foi exatamente essa pergunta que nós fizemos quando experimentamos a Jabutipa em nossa singela casa.
“será que guardamos ela errado?”
“será que gelamos de forma certa?”
“será que é problema no lote?”

Jabutipa | Bohemia
Nós sinceramente não sabemos.

Ao abrir nossa garrafa ela espumou feito doida! Até precisamos leva-la para a pia da cozinha, pois ela não parava. Outro ponto estranho: para uma IPA ela tinha espuma de menos, sem contar que era de baixa duração.

Jabutipa | Bohemia

Certo, depois deste primeiro momento partimos para o gole. No aroma você sente algo de frutas maduras, algo herbal e levemente terroso. Mas algo que lembrasse a fruta que deu origem ao nome… não, não encontramos.

Tinha uma certa refrescância mas achamos que faltou de equilíbrio entre o caramelo (não, não tem isso na receita, calma) e o amargor do lúpulo. Ficou confuso ou digamos, embaçado.

Jabutipa | Bohemia

Para nós é uma cerveja que tem um longo caminho a percorrer. A Jabutipa precisa de ajustes! Talvez vocês não concordem mas uma coisa é verdade: Nosso mercado de cervejas artesanais vem crescente (muito) e vem se fortalecendo, prova disso é que uma cervejaria como a Bohemia se preocupou em fazer algo com certo sabor e voltado para um mercado em franca expansão. Vamos em frente!

Jabutipa | Bohemia

Jabutipa | Bohemia

 

Em suma: apenas mais uma cerveja. Não recomendamos!

 

E vocês? Odiaram ela ou amaram?

Bohemia Jabutipa - Sopa de Letrinhas

Dados 
CervejariaCervejaria Bohemia
País de OrigemBrasil
Estilo da CervejaIndia Pale Ale
CorCobre
IBU´s55
Graduação Alcoólica5,2% ABV
Volume300mL
HarmonizaçãoNachos (com pimenta)
Onde CompramosMuffato
ValorR$ 5,95

Saúde!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.