Duelo “Mestre Cervejeiro x Chef de Cozinha” – Parada Truck!

Seja bem vindo(a)!

E aí, tudo bem?

Rolou recentemente aqui em Curitiba o Duelo “Mestre Cervejeiro x Chef de Cozinha”, durante a Parada Truck, evento que reúne gastronomia, música e arte. O evento foi simplesmente “ducaramba”  e a gente te conta tudo o que rolou por lá!

__________________________________________________________________________________________

 

CWBeerfood - Parada Truck

 

Que desafio foi esse?

A Gazeta do Povo em parceria com o evento Parada Truck organizou um desafio pra lá de interessante: o Duelo “Mestre Cervejeiro x Chef de Cozinha”
O duelo consiste no seguinte: Um chef de cozinha desafia um mestre cervejeiro a preparar uma cerveja para seu mais famoso prato e em paralelo precisa criar um prato para harmonizar com uma cerveja já conhecida do mestre cervejeiro.

Eudemar Cavalcanti, que comanda a cozinha do Zafferano e o mestre cervejeiro André Junqueira, uma das cabeças pensantes da Morada Cia. Etílica foram os escolhidos para este desafio. 

CWBeerfood - Parada Food Truck

 

Os pratos e as cervejas

1° Round – Ragout de Bode com Feijão Verde e Farofa de Castanha do Paraná x Saison Parada Truck

O nome ragout parece complicado e a palavra bode te apresenta aversão? Pois bem, pra gente também era assim. Era.
Segundo consta, ragout é um molho a base de carne cozida, que neste caso foi a de bode. Carne bem saborosa que, junto com o feijão e a farofa de castanha do pará (e pão), deu um baita sabor e presença a este prato. O prato ainda foi regado ao molho branco que fechou perfeitamente a composição. A apresentação do prato estava simples e foi muito bem.

Para harmonizar, a Morada Cia. Etílica criou uma Saison do Evento. Uma cerveja com maltes e lúpulos belgas e adição de coentro na receita. Cor alaranjada, opaca e com formação de espuma média e de baixa persistência. O coentro aparece de forma firme e evidente equilibrando com os lúpulos belgas. Uma cerveja saborosa que combinou muito bem com o Ragout de Bode. Confere só na foto abaixo:

Ragout de Bode e Saison do Evento

__________________________________________________________________________________________

 

2° Round – Hop Arábica x Confit de Pato com Chips de Batata Doce

No desafio seguinte, era a vez de Eudemar criar um prato que harmonizasse com a clássica (e deliciosa) Hop Arábica do mestre cervejeiro André Junqueira.

O prato escolhido foi um Confit de Pato. A gente já confessa logo de cara que rolava um preconceito em torno dessa ave da nossa parte, mas acabamos convencidos pela sutileza pela qual o prato foi preparado. Nada de sabores muito nítidos. Tudo leve e no seu devido lugar. Para quem não sabe, segundo reza a história, o confit é um método muito antigo de cozinhar e temperar a carne na sua própria gordura, lentamente. Este processo faz com o que a carne se torne muito macia. 
Pratos na mesa e taça na mão, hora de degustarmos! O pato é uma carne muito saborosa e leve. O molho mais doce (não temos certeza, mas foi algo como mostarda e mel) bateu perfeitamente com os lúpulos iniciais da Hop Arábica. Porém, a grande sacada é que esta cerveja tem um toque de café muito gostoso o que causou uma harmonia em nosso paladar. Veja só que belezura!

 

12334156_10204753182703804_1856837631_o

 

No final das contas, escolhemos a primeira combinação como nossa favorita em termos de harmonização, já que a Saison da Morada trazia um equilíbrio especial ao prato.

Ano que vem tem mais!

Saúde!

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.