Dom Pedro – Dom Haus

Olá, cervejeiro(a)!

Hoje estamos com um brasileiro, filho de portugueses e que deu o que falar na época da Coroa no Brasil! Estamos falando de Dom Pedro!

E o que raios Dom Pedro tem a ver com degustação de cervejas? Simples: A cerveja de hoje é em sua homenagem e quem a produziu foi o pessoal da Dom Haus, de Araquari/SC.

Cervejaria Dom Haus

Dom Haus | Twitter da marca

Dom Haus | Twitter da marca

A Dom Haus foi fundada pelos sócios Raffael Del Olmo e Felipe Mazon em 2014, na cidade de Araquari/SC. Ambos são apaixonados pelo liquido dos deuses e decidiram criar cervejas que fossem encorpadas, poderosas e irreverentes. Segundo o site da Dom Haus, atualmente eles produzem 32.000 litros de cervejas por mês, com foco em abastecer bares, pub´s e restaurantes da região de Santa Catarina.

A Dom Haus possui 6 cervejas atualmente no mercado. Todas as receitas foram desenvolvidas e testadas por Katia Jorge, mestre cervejeira com formação em Química e diversas especializações em bioquímica e tecnologia cervejeira na Alemanha. Em parceria com Katia a Dom Haus tem em seu corpo técnico a presença de Marcos Guerra, mestre cervejeiro com experiências na Baden Baden e na Wunder Bier.

Rótulos

Dom Haus | Divulgação

Dom Haus | Divulgação

Atualmente a Dom Haus produz quatro rótulos. São eles: DOM Pedro (nosso convidado de hoje), DOM Casmurro (India Pale Ale – IPA), DOM Quixote (Hefeweizen), DOM Napoleão (Imperial IPA com Beterraba na receita), DOM Doca (Belgian Blond Ale) e DOM Doca (Witbier). Cada cerveja possui uma caracteristica especial inclusive, a DOM Doca é uma linha especial voltada para o público feminino, uma Blond Ale rica em frutas vermelhas.

Mas hoje, por enquanto, vamos falar da DOM Pedro.

Trata-se de uma Munique Helles. Bem, talvez você não conheça este estilo ou nunca degustou uma cerveja que seja deste naipe. Então para ajuda-lo a ter um referencial, consultamos o Guidelines Beer 2015 (a Barsa das Cervejas) para trazer um pouco das características que se espera encontrar em uma Helles.

Resumidamente: São cervejas de com aparência limpa (portanto claras), tem um moderado aroma de malte, uma picância sútil ou um lúpulo mais herbal. A Helles é um estilo que tem o malte no papel principal e o amargor do lúpulo é apenas um coadjuvante,além de não ser nada doce. Seu alcohol by volume (ABV) tem índices entre 4,7% – 5,4% e amargor (IBU) entre 16 – 22. É um dos estilo mais comuns no sul da Alemanha, criado em 1984 pela cervejaria Spaten.

Dom Haus Helles

Dom Haus Helles

 

Mas afinal, o que achamos?

Sendo sincero… não é muito fácil encontrar as cervejas da DOM Haus. Não sabemos como anda o processo de distribuição, mas por enquanto em Curitiba (por um preço justo) só encontramos a Helles. Falamos com a Dom Haus e eles nos prometeram que as DOM estarão disponíveis logo logo em toda Curitiba e região.

Falando da cerveja: Como falamos anteriormente, a Helles não é uma Pilsen, pelo contrario. Ela tem uma cor bonita, um alaranjado vivo. Tem uma formação de espuma mediana, com creme branco de média densidade. Aromas de caramelo suave e bem aberto, um herbal bem leve e tranquilo. Acidez leve também e o amargor um pouco acima do estilo, talvez seja por isso que ela seja tão gostosa. Elaborada com cereais malte pilsen e dois tipos de lúpulos, a DOM Pedro é uma excelente cerveja, é tranquilo de beber e tem um baita drinkability.

Dom Pedro - Sopa de Letrinhas

Dados 
CervejariaCervejaria Dom Haus
País de OrigemBrasil
Estilo da CervejaMunique Helles
CorLaranja
MaltesPilsen
Graduação Alcoólica4,5% ABV
HarmonizaçãoPratos mais leves como salmão grelhado, peixes fritos, frango grelhado
Onde CompramosNova Fonte - Curitiba/PR
ValorR$ 13,90

Saúde!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.