Seja bem vindo(a)!
Tudo bem? Como vai?
Hoje, pra quem não sabe, é o Dia Internacional da Stout. Sim, este estilo tem tantos apreciadores que ganhou um – merecido – dia. E a gente comemora de duas formas: bebendo uma bela Stout e fazendo uma listinha de 7 rótulos para você comemorar esse dia. Se liga aqui!
Vamos ser sinceros: Não sabemos e não encontramos quando e como o Dia Internacional da Stout começou. No momento vamos nos resumir a babida, porque o importante é comemorar a existência deste estilo tão importante e simbólico para a cerveja moderna.
O que bebemos para o Dia Internacional da Stout!
Fugimos da nação brasileira e abraçamos a Evil Twin Yin, uma Russian Imperial Stout com 10% de graduação alcoólica. Creme na cor negra de excelente formação e duração, onde o liquido é preto e opaco sem passagem de luz. Malte torrado, café, caramelo e um leve chocolate se apresentam nesta cerveja, com um tapa alcoólico complementando o gole. Uma puta bera!
E a lista?
A lista está aqui jovem. Mesclamos cervejas de fora do Brasil e as nossas nacionais favoritas. Aprecie sem moderação!
Wäls Petroleum
Uma Russian Imperial Stout de 12% ABV e 70 IBU´s. A receita foi desenvolvida pela Dum e produzida pela mineira Wäls. Uma das melhores, quiçá, a melhor RIS do Brasil. Você pode encontra-la no site Empório da Cerveja.
Foto: Baviera Boutique Bar
Colorado Ithaca
A Ithaca é também uma Russian Imperial Stout de 10,5% ABV e 60 IBU´s. É sazonal, produzida somente em determinadas épocas do ano. Se com a compra pela Ambev isso vai mudar, sei lá… só sei que escolhemos ela por ter adição de Rapadura queimada na receita. É complexa e o malte torrado junto com caramelo e rapadura aparecem facilmente no fim do gole.
Foto: Colorado
Young´s Double Chocolate Stout
Escolhemos ela por ser uma das primeiras Stout´s que tomamos e, na época, nos abriu os olhos para um outro mundo de cervejas escuras, que não se resumiam a o “chope escuro”. Traz consigo chocolate meio amargo e café, além de maltes torrados. Não é doce excessivamente e vai bem com dias frios. Pode ser encontrada em qualquer grande mercado.
Foto: Ratebeer
Mikkeller Milk Stout
Conhecemos essa cerveja em uma das nossas visitas de rotina a Cervejaria Masmorra (não conhece? Clique aqui), e ela estava na torneira. Tem 6% ABV e é uma cerveja para se acompanhar sobremesas com chocolate. Leve formação de espuma que permanece em uma fina camada durante todo o gole. Você pode encontrar na Cervejaria Masmorra em Curitiba/PR.
Foto: Ratebeer
Amazon Beer Açai Stout
Escolhemos a Amazon Beer, por ser uma excelente representante do crescimento cervejeiro no nordeste. E mais ainda por ser uma cerveja que leva açaí na receita. A adição da fruta contrasta bem com os maltes torrados.
Foto: Brejas
Wensky Lobisomem – American Stout
A paranaense Wensky Bier tem uma linha de rótulos folclóricos e a Lobisomem é um deles. Aliás, falamos da cervejaria aqui, lembra? Adição de lúpulos americanos trazem aromas citricos aos maltes torrados, dando um equilibrio interessante. Pode ser eencontrada no Clube do Malte.
Foto: Ratebeer
De Molen Hel & Verdoemenis 666
Escolhemos ela por ser uma De Molen e por seu nome ser do capiroto (hahaha)! Uma Imperial Stout com 100 IBU´s e 10,2% ABV. Uma cerveja que berra demonicamente na sua cara. Pode ser encontrada na Mamãe Bebidas.
Foto: Toutes Les Bieres
O que acharam? Dá para seguir parte desta lista?
Sentiu falta de algum rótulo? Coloque nos comentário, ou acesse nosso Facebook e indique!
Divirtam-se e saúde!
André Santini
Últimos posts por André Santini (exibir todos)
- Yankee – Maniacs Brewing – New England IPA - 15/02/2019
- Lugares para beber cerveja artesanal na rua em Curitiba - 13/02/2019
- We Are Bastards apresenta a Terça Harmonizada - 11/02/2019
[…] Stout Day – Cervejas do estilo Stout para você conhecer e experimentar – Clique aqui […]