Cwindica – Cask Ale na Maniacs Brewing em Curitiba

Cask Ale é uma das principais novidades no bar da Maniacs Brewing!

Algumas novidades cervejeiras precisam ser provadas em tempo hábil para entender do que se trata. A Maniacs Brewing, aqui de Curitiba, trouxe o Cask, forma de armazenamento de cerveja que é/foi muito comum em bares e pubs da Inglaterra. Vou explicar com calma, já já!

Inclusive tem um post meu aqui no blog falando sobre o lançamento do Bar. Foi bem bacana! Clique aqui para ler mais.

Aproveitando, que tal apoiar nosso trabalho nos seguindo em nossas redes sociais?

Instagram
Facebook

Cask Ale?

O bar da fábrica é bem interessante por alguns motivos. O primeiro deles é a quantidade boa de experimentos realizados. Da mesma forma que outras cervejarias, como a Dogma por exemplo, a Maniacs coloca nas torneiras do bar várias receitas que não virão ao mercado em garrafas ou latas.

 

Maniacs Brewing

 

Na visita que fiz, a Natália Noronha me deu a honra de ser minha guia e pode me contar algumas coisas bem interessantes. O Bar da Maniacs é o único no Brasil a ter um Cask Ale, que na verdade é uma forma de condicionamento da cerveja aos moldes da Inglaterra antiga.
A cerveja normalmente sofre fermentação no próprio barril e tem uma carbonatação mais suave. Porém, isso não impede que ela seja boa, pelo contrário. No dia da minha visita, uma West Coast IPA com adição de pêssego estava rolando e a diferença para a versão “barril normal” era, além da carbonatação mais suave, o perfil aromático era mais evidente. Lembrando que ela continua mudando ao passar dos dias afinal, a levedura continua trabalhando.

 

Maniacs Brewing

 

Diferentemente do barril tradicional, o cask não usa CO2 para “empurrar” o líquido para fora. Você bombeia ela de dentro do barril, como se fosse uma garrafa de café tradicional, sabe?
Com isso, o oxigênio entra e acaba por oxidar o líquido. A ideia é que o consumo seja o mais rápido possível para manter a cerveja em sua melhor condição.

Outras novidades, tem?

Tem sim!

Pude experimentar uma régua de degustação com algumas receitas bem interessantes. São eles:

Moscow: Russian Imperial Stout com 12% ABV e 71 IBU. Puxando bem para café, chocolate, toffe, essa cerveja tem um toque especial com a maturação com espirais de carvalho embebidos em Bourbon.

Berliner Weisse com Maracujá: Aquela acidez que eu adoro, porém, com muito maracujá. Acida, refrescante, de baixo corpo e amargor ela é um rótulo para se tomar sempre!

Sofia Sour com Mirtilo: Mais um pouco de azedume na conta. Ganhadora da noite das artesanais da Acerva PR, uma Berliner Weisse com mirtilo.

IPA com Acerola: Se ligaram que eu tô na onda das cervejas com frutas né. American IPA frutadona puxando para o cítrico, porém, com a acerola ao fundo dando um toque especial. Muito boa!

Se você não conhece o bar da Maniacs, minha dica é para você ir sim! Tem muita novidade boa rodando nas torneiras!

Serviço

Av. Munhoz da Rocha, 1049 – Cabral, Curitiba – PR.

Saúde!

 

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.