Cervejaria Urbana – Funkylicious – Strong Golden Ale

Turma!

Tudo bem?

Vamos falar de cerveja fermentada com aquela levedurinha danada de selvagem, a Bretta? Hoje é dia de falarmos sobre a Funkylicious, uma Strong Golden Ale da Cervejaria Urbana.

Além disso, que tal apoiar nosso trabalho nos seguindo em nossas redes sociais? Não dói, sério! haha

Instagram
Facebook

Funkylicious

Urbana - Funkylicious

Segundo consta, a base desta receita é a já conhecida Gordelicia, uma Belgian Strong Ale. A diferença nesse caso é a utilização de Bretta na fermentação e um tempo de guarda e refermentação na garrafa durante 5 meses. São 7,5% de graduação alcoólica e 25 IBU (unidade de amargor).

A Urbana, criada em 2011, define-se como “um laboratório cigano” que se destaca pela fabricação de bebidas artesanais com rótulos bem-humorados. Com sede no bairro de Jabaquara, também conhecido como Jabronx, em São Paulo, produz e vende 10 mil litros de cerveja por mês. Essa inclusive é obra do U-Lab, o laboratório de experimentos da Urbana.

Urbana - Funkylicious

Falando sobre a cerveja

Muito bem, estamos falando de bretta, então todo cuidado é pouco na hora de sacar a rolha que fecha a garrafa.

Vertida na taça, apresenta bonita coloração alaranjada com excelente formação de espuma, densa, fofa e cremosa. Parece que dá pra “comer de colher” haha!
No aroma notas de vinho branco, couro, damascos e acidez lática, aquele funky gostoso. Na boca, vinho branco, acidez, toques de couro, damascos novamente. Corpo baixo, textura aveludada com suave álcool dando as caras, mas nada de incomodo.

Final com bastante acidez e vinho branco.

A cerveja é bem interessante, porém, achamos que faltou um frutado mais evidente. Talvez a bretta acabou sobresaindo mais que o necessário. Claro, entendemos que ela é o ator principal dessa cerveja, mas só deu ela. A receita base ainda é bem mais atrativa. Ainda sim, vale experimentar novos lotes conforme forem saindo.

Compramos em Curitiba e pagamos um preço extremamente acima da previsão da própria cerveja. Infelizmente só soubemos disso depois de conversar com a Urbana. Paciência.

Saúde

 

André

André

Fundador em cwbeerfood
André

Últimos posts por André (exibir todos)

Deixe uma resposta