Cervejaria Providência – Sucuripa

Fala cervejeiro(a)!

 

Cerveja com nome de cobra, cai bem? A tendência é falar que não, mas a Cervejaria Providência tirou tudo de bom da Sucuri e criou uma bela IPA chamada Sucuripa…e nós degustamos e vamos te contar o que achamos. Se liga!

A Cervejaria Providência iniciou suas atividades em 1901, com imigrante sueco Ernesto Bengtsson. Em 1907 (ou 1909) surge a Chácara Providência, em Cascavel/PR. Nos anos que se seguiram, a Providência ganhou diversos prêmios fora do país, o que não evitou que em 1945 fosse vendida pelos seus herdeiros.

Tinha tudo para ser uma história triste, mas em 2008 eis que surge uma nova micro cervejaria, situada em Cascavel e produzindo inicialmente os estilos Pilsen, Dunkel e Weiss no formato de chopes, utilizando cereais não maltados (tais como milho e arroz).

Cervejaria Providência

Cervejaria Providência – Fonte: Facebook

Em 2014 são lançados novos rótulos, entre eles a nossa convidada de hoje: a SucurIPA..

SucurIPA

SucurIPA

Colocamos ela para gelar durante um tempo e lemos no rótulo a seguinte frase: “Sucuripa, prazer esmagador”. Me senti desafiado a prestar o máximo de atenção em cada gole e em cada aroma. 

Muito bem! Abrimos a garrafa e logo de cara já veio aquele aroma característico das IPA´s acompanhado de uma bela dose de lúpulos e mamão maduro. Porém, na hora em que viramos para bater uma foto, esse cheiro sumiu. Achei que fosse problema com minha garrafa, mas depois de ler em alguns fóruns, percebi que isso é comum nela. 

Ao despejar na taça, percebo um belo liquido âmbar, quase cobre (pela tonalidade). Tem um creme (espuma) de boa persistência e densidade e uma bela carbonatação (confesso que facilitou pelo formato da taça) de dois dedos de tamanho. No olfato temos notas de maracujá (rapidamente) e algo mais cítrico que não conseguimos identificar ao certo.

Providência - SucurIPA

Providência – SucurIPA

Primeiro gole com bastante força no amargor, mas que não nos deixou com o a boca quase seca (vide outros exemplos que vamos citar mais adiante). Notas de malte torrado e florais são sentidas durante o gole, o que sustentou firme o amargor dela. Para nós, essa IPA tem um ótimo “drinkability”!

 

O que achamos? Entre tantas Índia Pale Ale´s espalhadas pelo mundo, a Sucuripa tem um diferencial que  gostamos: Ela tem força no amargor mas não te deixa enjoado logo de cara. É uma cerveja que você pode tomar outra taça… e mais outra… e abrir mais uma garrafa sem se preocupar com o resultado final dela no seu paladar. Claro que seus 58 IBU´s não são para qualquer um, mas se você gosta de amargar o seu dia com uma IPA, por favor, não deixe a Sucuripa fora de sua lista.

Sucuripa - Sopa de Letrinhas

Dados 
CervejariaCervejaria Providência
País de OrigemBrasil
Estilo da CervejaIndia Pale Ale (IPA)
CorÂmbar puxando mais para o Cobre
MaltesÍndia Pale Ale
Graduação Alcoólica6,8% ABV
HarmonizaçãoPratos com bastante condimentos, carnes vermelhas e pimenta
Onde CompramosHiper Mercado Muffato
ValorR$ 14,90

Saúde!

André

André

Fundador em cwbeerfood
André

Últimos posts por André (exibir todos)

2 thoughts on “Cervejaria Providência – Sucuripa

  1. […] vamos falar da Jararapa, da Cervejaria Providência. Nos falamos de sua irmã, a Sucuripa no blog, clique aqui e veja. Vamos […]

  2. […] Bodebrown – Clique aqui Providência – Clique aqui […]

Deixe uma resposta