Cervejaria Jokers – Do Jokers Lab para Industria – CwEntrevista

Seja bem vindo(a)!

E aí, tudo nos conformes?

A algum tempo rolou uma entrevista massa com os fundadores da Cervejaria Jokers , onde eles contaram pra gente como eles saíram das panelas e partiram para a produção industrial, além de alguns erros e acertos que tiveram no percurso. Se você quer sair da panela e produzir comercialmente, se liga nessa entrevista.

Cervejaria Jokers

Cervejaria Jokers

Como tudo começou?

A Jokers foi fundada pelos amigos e engenheiros André Arzua e Volnei Cecon Jr. A ideia surgiu no momento em que André foi para Alemanha e pela primeira vez experimentou uma Weizen. “Eu fiquei impressionado em saber que não haviam somente as cervejas pilsens que costumamos tomar no Brasil” conta.
E para regar essa semente, ambos são amigos do Murilo Foltran (Cervejaria Dum). “Nós eramos expectadores desta evolução, também através do Murilo, que sempre estava em meio a algumas panelas produzindo receita atrás de receita” comenta Volnei.

Voltando da Alemanha, nasce a ideia de produzir cerveja para consumo próprio, buscando fugir do mundo Ambev . Mas havia um porém… toda brassagem era feita no salão de festas do prédio onde o Volnei era morador, ou seja, nada mais que uma produção por mês. Para ter um melhor controle da produção e espaço para armazenar, no final de 2012 nasceu a ideia de alugar uma casa especialmente para as brassagens… era o inicio do Jokers Lab.

Onde tudo começou

Onde tudo começou

Jokers Lab e o Clube de Sócios

Muito bem!

Para manter o Jokers Lab e as brassagens, sem que isso onerasse no salário do André e do Volnei, nasceu uma outra ideia: O Clube de Sócios. O que seria: ambos convidariam 10 amigos próximos e que tivessem interesse em cervejas artesanais, cada um pagaria uma quantia mensal e teria acesso a toda produção e a possíveis lançamentos de rótulos antes de qualquer pessoa no mercado.
Segundo  Volnei “deu tão certo a ideia que até hoje existe lista de esperar para ser sócio do clube”, processo que é mantido até hoje, mesmo a Jokers tendo industrializado sua produção.

Envase

Envase

Do Jokers Lab para as prateleiras

-“Sabíamos que uma hora a gente iria para uma produção industrial. Para que desse tudo certo, passamos meses planejando todo o processo de produção, distribuição e venda dos produtos.” , lembra Volnei. E isso se concretizou em 2014.

Ao participarem do Festival Brasileiro da Cerveja como produtores caseiros, os inúmeros pedidos para que eles comercializassem os rótulos deram sinal verde para que houvesse uma industrialização do primeiro rótulo, a Jokers Red Neck (uma American Pale Ale). Depois de meses de planejamento, a primeira produção foi feita dentro da Cervejaria Bastard´s, em Pinhais/PR.
“Era uma felicidade imensa, mas ao mesmo tempo um trabalho sem fim. Precisávamos produzir, vender, entregar, produzir de novo no mês seguinte, procurar distribuidor, fugir de picaretas e sobreviver neste mercado” , comenta André. Por mais que houvessem meses de planejamento, a falta de experiencia no mercado cervejeiro os fez conhecer um mundo cheio de picaretagem, mas ao mesmo tempo entregou muito trabalho, experiência e um toque de administração para tocarem todo esse processo.

O resultado pouco a pouco foi aparecendo. Com a produção da Red Neck, surgiu a necessidade de mais rótulos. De volta ao Jokers Lab, nasce a Blondelicious e a Schedel (lembra dela? clique aqui).

Festival Brasileiro da Cerveja – 2015

Festival Brasileiro da Cerveja 2015

Festival Brasileiro da Cerveja 2015

 

 2015 foi um ano de crescimento. Com os 3 rótulos estabelecidos e ganhando mercado, a Jokers deixou pronta a estrutura do site para abertura de um e-commerce próprio, além disso, o Jokers Lab e o Clube de Sócios caminham de vento em polpa, inclusive com o lançamento de uma nova receita, a Like a Boss.

Para 2016 a ideia é ter mais rótulos no mercado e poder fazer uma venda B2B, onde o distribuidor ou a loja possam comprar os produtos da cervejaria direto do site, sem que haja intermediário.

Desejamos todo o sucesso ao André e ao Volnei!

Saúde!

André

André

Fundador em cwbeerfood
André

Últimos posts por André (exibir todos)

One thought on “Cervejaria Jokers – Do Jokers Lab para Industria – CwEntrevista

  1. […] conhece a Jokers? Clique aqui e leia mais sobre esta cigana. Não conhece nenhum rótulo? Não seja por isso, clique aqui e aqui […]

Deixe uma resposta