Cervejaria Colorado – Berthô – Double Brown Ale

Fala galera!

Tudo bem ai?

Hoje vamos de um rótulo, antigamente sazonal, da Cervejaria Colorado. Trata-se da Berthô, uma Double Brown Ale com adição de Castanha do Pará. Ah quem diga que a receita está melhor que antigamente e que a mudança foi somente na torra da castanha.

Veja o que achamos.

 

Bertholletia Excelsa ou somente Berthô

bertho colorado

 

A Berthô foi apresentada no ano de 2011 no Brasil Brau. Originalmente usava castanha do Pará crua, além de malte caramelo e lúpulo Nugget. Tratava-se de uma cerveja sazonal feita especialmente para celebrar a cultura paraense. Assim como todos os rótulos da Colorado, a adição de um ingrediente tipicamente brasileiro ajuda a criar identidade nacional.

 

bertho colorado

 

Vertida na taça apresentou coloração marrom claro, líquido límpido com formação de espuma cremosa e de boa duração.

Aroma nítido de caramelo, nuances de café e chocolate e ao fundo após alguns instantes surge a castanha do Pará. Esperávamos ela mais presente, afinal a estrela é ela. 8% de graduação alcoólica surge no nariz chegando a soar estranhamente, não incomoda, mas não deveria ser tão evidente.

No paladar surge primeiro o dulçor do malte seguido de nuances de café e leve acidez. Ainda acompanha a castanha com um toque leve leve de chocolate ao leite. 35 IBU de amargor muito tranquilo, pouco perceptível eu diria. Cerveja com baixo drinkability e álcool acima do esperado para quem esperava encontrar mais a castanha. Talvez um tempo de guarda faça bem a esta menina.

Compramos no Empório da Cerveja.

Saúde e vida longa a Colorado.

 

André

André

Fundador em cwbeerfood
André

Últimos posts por André (exibir todos)

Deixe uma resposta