Avelã Frapê – Cervejaria Tupiniquim

Turma

Tudo certo?

Tivemos a imensa oportunidade de participar do Clube Oca, promovido pela cervejaria gaúcha Tupiniquim. E como primeiro rótulo para os associados, chegou em nossa casa a Avelã Frapê, uma Imperial Porter com adição de baunilha, açúcar, café e avelã. Precisamos enviar uma avaliação completa da receita para a cervejaria. A nossa já foi!

Além disso, que tal apoiar nosso trabalho nos seguindo em nossas redes sociais? Não dói, sério! haha

Instagram
Facebook

 

Avelã Frapê

Tupiniquim - Avelã Frapê

Tupiniquim – Avelã Frapê

A Tupiniquim puxou uma frente no Brasil bem bacana, a de produção de cervejas escuras do estilo Imperial Stout e Porter. Calma, ninguém aqui disse que outras não faziam. Fazem sim, mas não com a frequência e com a destreza da Tupiniquim. Além da Avelã Frapê, Coconut Super Porter, Mandala Imperial Stout, Monjolo e suas variações, Espresso e outras. Normalmente a qualidade sempre muito boa!

Outro ponto interessante é que as versões dessas cervejas estão vindo em lata, o que tende a segurar bem as características das cervejas e tem a questão de “não quebrar” durante o transporte. 

 

Tupiniquim - Avelã Frapê

Tupiniquim – Avelã Frapê

Sobre a cerveja

Vertida no Stout Glass, apresentou bonita coloração negra, opaca e sem transposição de luz. Espuma densa, cremosa, fofa e de boa duração. Nice!

No nariz notas de baunilha, café, chocolate amargo e um tostado mais evidente do que o ideal, para nós claro. Então, mas e a avelã? Tem sim, mas a baunilha cobriu um pouco e ela fica escondida ao fundo. 
Na boca tostado, café, chocolate e bastante baunilha. O álcool, cerca de 12%, fica bem inserido e só é notado com leve aquecimento na garganta. 

Final é torradão, amargo com café e baunilha fechando o conjunto. Drinkability médio, corpo denso e textura aveludada.

Em suma: a cerveja inicialmente é muito boa, só sentimos falta da avelã que era o adjunto principal. Acertando isso, dando um pouquinho mais de corpo e trabalhando o café (até mesmo realizar experimentos com café maturado em barril de bourbon), a cerveja vai 4,5/5 fácil. Nossa nota final foi 3,9/5.

Ela já está disponível no mercado com algumas modificações e em garrafas de 300 ml, justamente para ter uma guarda bacana.

Saúde!

André

André

Fundador em cwbeerfood
André

Últimos posts por André (exibir todos)

Deixe uma resposta