Adoramos litrão… mas só se for Tupiniquim!

Seja bem vindo(a)… de volta!

E aí cervejeiro(a), como vai a vida?

Litrão só te lembro cerveja ruim no boteco da esquina? Agora não mais. Tomamos um com qualidade, sabor, aroma e uma dose de amargor! Coisa boa viu! E é feito por uma grande cervejaria brasileira! Então puxe uma cadeira e senta aqui com a gente!

Todo mundo gosta de uma cerveja que tenha bom custo beneficio. Normalmente o brasileiro compra aquele engradado de litrão (da cerveja que-não-pode-ser-nomeada), e enche a pança com bera “comum”. Pô, nada contra! Até porque já fizemos isso em tempos muito remotos…

Mas algumas cervejarias artesanais tem disponibilizado no mercado alguns rótulos na versão 1L, entre elas a Way e a Tupiniquim. A nossa convidada de hoje é a Pale Ale da última.

Cervejaria Tupiniquim

Tupiniquim | Facebook Oficial

Tupiniquim | Facebook Oficial

Considerada a melhor cervejaria da América do Sul em 2014 e a melhor do Brasil em 2015, a Tupiniquim preza pela inovação e ousadia. Atualmente produzem 28 rótulos (alguns em parcerias com outras cervejarias, tais como a Eviltwin Brewing, Nogne, Colorado e Dama). E todas as receitas são “fora da curva”, cheias de estilo e sabores marcantes.

A cervejaria foi criada em julho de 2013 pelos amigos Christian Bonotto, André BettiolFernando Jaeger, Alex RibeiroMárcio Santos. Atualmente a  Tupiniquim está em processo de construção de sua nova unidade fabril, com mais de 12mil m² de espaço. Novidades vem por aí!

 

Pale Ale

Muito bem…

 

As cervejas da Tupiniquim nem sempre decepcionam a gente. Mas eles mandam bem também em rótulos mais “comuns” tais como Pilsen, Weizen e Pale Ale. 

Tupiniquim - APA

 

 

Provamos a Litrão American Pale Ale. Foi a nossa primeira Tupiniquim. Compramos por um preço “justo” no Mercado Municipal de Curitiba, por cerca de R$19 reais.

 

 

 

 

Tem uma boa formação de espuma, de alto colarinho e boa consistência. Uma bonita cor âmbar escuro (não sou bom com cores). Tomamos ela em mais ou menos 4°C graus, conforme manda o estilo. Notas de maracujá (mais evidentes) e alguma outra citricidade. Outro ponto é o aroma de caramelo bem evidente durante o gole (naquele momento em que você mete a nariga no copo…haha). As vezes incomoda, chegando a ser enjoativo.
Como é de se esperar em uma APA, um leve amargor e um retrogosto meio seco, mas gostoso. 

 

 

Tupiniquim | CWBeerfood

 

É uma boa APA para se tomar e, melhor ainda, por ser litrão e demorar mais pra acabar. (haha)

Tupiniquim American Pale Ale - Sopa de Letrinhas

Dados 
CervejariaCervejaria Tupiniquim
País de OrigemBrasil
Estilo da CervejaAmerican Pale Ale
CorÂmbar
Graduação Alcoólica4,9% ABV
Volume1 litro
HarmonizaçãoCarne de Vitela, Carneiro e Peixes Grelhados
Onde CompramosNova Fonte - Curitiba/PR
ValorR$ 19,00

E você, já experimentou a APA? O que achou?

Saúde!

André

André

Fundador em cwbeerfood
André

Últimos posts por André (exibir todos)

Deixe uma resposta